Saúde

Sob a leitura de grandes chefs da cidade, no período de 13 a 30 de setembro o Festival Sabor Suíno apresenta aos consumidores pratos elaborados com os melhores cortes da carne suína e desenvolvidos especialmente para o evento. As criações levam como ingredientes a picanha, alcatra, lombo, prime rib e filé mignon, entre outras variedades, e com os preços promocionais de R$ 24,90 e R$ 34,90.

Realizado pela Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin & SINDISUÍNOS), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) e o SEBRAE-DF, o Sabor Suíno está em sua terceira edição. “O festival foi criado com o objetivo de desmistificar os preconceitos da carne suína e prestar um serviço ao consumidor, oferecendo um produto versátil, saudável e extremamente saboroso”, ressalta o presidente da DFSuin, Alexandre Cenci.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apontou que 49% dos brasileiros preferem o sabor da carne suína. No entanto, apesar da preferência, o país possui um baixo consumo per capita do produto, 14,5 kg, sendo que a carne suína é a proteína animal mais consumida em todo o mundo – 39% do total.

Estatísticas da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) mostram que a média de consumo per capita da União Europeia em 2010 foi de 41,80 kg. Quem lidera o ranking é Hong Kong com a marca de 68,60 kg per capita.

Dados nutricionais surpreendem e revelam que o consumo da carne suína ainda tem muito a avançar, com potencial para conquistar o cardápio dos brasileiros. De acordo com a nutricionista e professora Marina Borelli, enquanto o peito de frango possui 72 mg de colesterol, o lombo suíno sem pele conta com apenas 49 mg.

Para o festival foi realizada uma parceria com alguns frigoríficos da cidade para que os cortes fossem comercializados com até 20% de desconto. Além disso, o SEBRAE/DF que está oferecendo o apoio necessário para estimular a demanda dos pratos do evento

Voltar